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5 CARROS USADOS AUTOMÁTICOS DE 40 MIL QUE VALE APENA COMPRAR

5 CARROS USADOS AUTOMÁTICOS DE 40 MIL QUE VALE APENA COMPRAR

Os modelos sem pedal da embreagem se tornaram maioria no mercado de novos, mas você não precisa investir em um 0km para ter um

Os carros automáticos dominaram todos os segmentos de veículos novos. Têm compacto, médio, SUV, picape, tudo que você possa imaginar. Mas a realidade continua a mesma: eles são mais caros do que os automóveis manuais. Para fugir dessa despesa, compilamos cinco bons carros usados automáticos que custam até R$ 40 mil . Veja a lista.

Toyota Corolla

Toyota Corolla vem com motor 1.8 e câmbio automático de quatro marchas

Bastou um comercial ao som de New Sensation para o Corolla de quatro gerações atrás ficar conhecido como Brad Pitt, a estrela da inesquecível propaganda. Mas não é só pelo vídeo que o Toyota Corolla usado é lembrado.

Robusto, razoavelmente espaçoso e econômico, o sedã médio tem câmbio automático de quatro marchas. Pode parecer pouco para os parâmetros atuais, mas estamos falando de um carro que foi produzido há mais de 15 anos atrás. O motor 1.8 gera 136 cv e 17,5 kgfm, números que não chegam perto do 2.0 adotado na geração seguinte , mas que não desencantam no uso diário.

É fácil encontrar Corollas usados de anos-modelo entre 2004 e 2008 por menos de R$ 40 mil.

Honda Civic

Honda Civic tem motor 1.8 e câmbio de cinco marchas

Se falou Corolla, tem que falar de Honda Civic. O sedã médio também tinha opções manuais (belíssimo câmbio, aliás), mas a verdade é que o segmento dos sedãs médios foi o primeiro a popularizar o uso de transmissão automática na maior parte da gama. 

Embora o nome do concorrente seja de peso, o Civic tem a vantagem de ser muito superior tecnicamente, com suspensão traseira multilink e a direção mais rápida do mercado. A geração chamada de New Civic foi uma ruptura em relação ao modelo anterior. Dá até para justificar o marqueteiro new em seu nome. 

Arrojado em estilo e direção, o sedã médio também oferece câmbio automático de cinco marchas como uma vantagem. O motor 1.8 também era mais esperto, tendo 140/138 cv (no caso dos flex) e 17,7/17,5 kgfm no etanol e gasolina respectivamente.

Além disso, o seu entre-eixos tem 2,70 metros, contra apenas 2,60 m do Corolla , que é encontrado pelo mesmo preço, mas é de uma geração anterior ao carro que realmente concorria com o Honda. O piso traseiro quase inteiramente plano é outro recurso que ajuda na hora de acomodar cinco ocupantes.

No entanto, o Civic apanha feio quando o assunto é porta-malas – são 340 litros (quase o mesmo que um Renault Sandero), face 437 litros do arquirrival.

Não é necessário garimpar para um Honda Civic automático feito entre 2007 e 2008 nessa faixa de preço. Caso você não queira sair do território dos carros da marca japonesa, pesquise bem o City.

Nissan Sentra

Nissan Sentra leva vantagem pelo motor 2.0

Se você é tiozão, deve se lembrar do comercial do tiozão, uma peça publicitária que zoava o visual datado dos rivais na época do lançamento do Sentra. Embora a peça de publicidade fizesse referência mais ao Corolla do que ao Civic , uma vez que o Honda era mais arrojado até que o Nissan, ficou na cabeça por muito tempo.

Seja como for, o Nissan Sentra usado é um automático de respeito . Ao contrário dos rivais citados acima, o sedã vinha com transmissão do tipo CVT.

Enquanto os concorrentes vinham apenas com motor 1.8, o Sentra tirava onda com o seu 2.0 de 142 cv e 20,3 kgfm. O entre-eixos de 2,68 metros fica a um nariz de distância do Civic, enquanto o porta-malas de 442 litros chega a ultrapassar o bom volume do Corolla.

Há uma outra vantagem: o Sentra pode ser comprado em versões feitas entre 2010 e 2012 . Só lembre-se que, por ser importado do México, suas peças são mais difíceis de serem encontradas.

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Chevrolet Zafira

Chevrolet Zafira é o único da lista que pode levar sete pessoas

Superior ao Nissan Grand Livina  no arranjo dos assentos, o Chevrolet Zafira usado é um modelo pensado para a família. A minivan do Astra é superior ao carro que lhe deu origem em muitos aspectos. O motor 2.0 dos exemplares feitos entre 2009 e 2012 já é o 2.0 de 140/133 cv e 19,7/18,9 kgfm, e o câmbio automático tem quatro marchas.

A estrela que brilha é o espaço interno. O entre-eixos de 2,70 metros empata com o do New Civic, algo que lhe dá uma tremenda vantagem para aqueles que desejam andar com a ocupação completa. Só que há algo que não pode ser esquecido: o volume do porta-malas cai de 445 litros para apenas 90 litros quando todos os assentos estão em uso .

Para equilibrar melhor o espaço para pessoas e para bagagens, os dois assentos da terceira fileira podem ser embutidos individualmente no assoalho , algo que lhe dá uma vantagem e tanto diante do Nissan Livina, um projeto voltado para mercados emergentes. Não é à toa que o sistema interno foi projetado pelo estúdio de design da… Porsche.

O maior porém da Zafira é o mesmo que acomete o carro que vem logo a seguir: o consumo. Ambos são dotados de câmbios automáticos de quatro marchas de funcionamento convincente, o problema é que os dois bebem mais do que os outros modelos. No entanto, se você precisar de espaço para sete pessoas, a minivam da Chevrolet é a escolha certa, pois é mais espaçosa que a Meriva e, de quebra, melhor projetada do que o Livina.

Ford Focus

Ford Focus tem opção sedã ou hatch

O mercado pode ter esquecido os hatches médios, mas essa lista não pode deixar o Ford Focus usado de fora. O estilo é arrojado até hoje, a direção deixa o Chevrolet Astra para trás (lembre-se dele também) e o nível de equipamentos da versão Titanium – a mais cara – fica a anos luz de distância. E lembre-se: o modelo também está disponível na configuração sedã.

Sempre equipado com o competente, porém sedento, motor 2.0 de 148/143 cv e 19,5/18,8 kgfm – somente o manual tinha opção 1.6 -, o hatch vem com câmbio automático de quatro marchas. Ao contrário do Powershift, essa transmissão não costuma apresentar problemas, embora não fuja do trivial oferecido na época.

Emotivo nas curvas e rápido, o carro mais potente da lista também se destaca em aspectos racionais. Os 2,64 metros de entre-eixos acomodam bem quatro adultos, embora os mais altos talvez se queixem um pouco ao serem obrigados a ir no banco traseiro. O porta-malas de 328 litros também não enche os olhos quando comparado aos hatches atuais. Por outro lado, o sedã tem o melhor volume da lista: 526 litros .

Que seja, o lance do Focus hatch é ser uma opção mais arrojada para aqueles compradores que não precisam de todo o espaço do mundo. É extremamente tranquilo encontrar carros feitos entre 2010 e 2013 por esse preço. 

No entanto, se você tem medo de comprar um carro antigo importado – lembrando que ele é feito na Argentina -, pense também no nacional Astra, cujo consumo é igualmente alto, além de perder no nível de equipamentos, mas é encontrado a cada esquina.

Fonte: ig/Julio Cabral

Foto: internet

 

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